segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade

O tempo livre adquirido na aposentadoria pode ser aproveitado em  atividades de lazer
As práticas de atividades físicas cotidianas vem mostrando um grande sucesso na terceira idade. De acordo com a dona de casa Maria Eunice Pereira, o lazer é uma busca de estado de satisfação, e uma forma de se sentir mais útil na melhor idade. “O tempo livre permite as pessoas realizem o lazer isento de obrigações de qualquer natureza. É o momento que cada um tem para si, para fazer o que gosta, para conviver com quem gosta, aponta.
Em alguns lugares, existem projetos voltados para várias atividades, o Projeto “Jeito de Viver”, que promove sáude.
 “O projeto “Jeito de Viver” é um projeto de promoção em Saúde, prática corporal e atividades físicas, existente no munícipio de Nantes/SP desde fevereiro de 2002. Tem como objetivo promover melhoria na qualidade de vida da população, reduzir as vulnerabilidades e riscos a saúde, relacionados a determinantes da população do munícipio”, afirma a coordenadora e Fisioterapeuta do projeto Mariana Alessandra Guedes.
De acordo com Mariana, a meta do projeto é atingir toda a população, mas em especial a terceira idade para previnir patologias e  agravos. Contribui com a melhoria da qualidade de vida em todos os aspectos, físico, social e mental. As atividades propostas são variadas. “Caminhada, alongamento, dança, aeróbica, aquecimento, passeios, festas culturais, palestras educativas, vôlei adaptado, capoterapia, pilates, dinâmicas e brincadeiras” ressalta.
O lazer na terceira idade proporciona uma melhoria nas condições físicas e psicológicas. A Fisioterapeuta explica que atividades de lazer podem ser exercícios físicos de qualquer espécie, dança, música, passeios, viagens entre outros.
“As atividades de  ajudam em vários aspectos, desde o físico até o mental e emocional. Fortalecem o sistema imunológico, equilíbrio corporal e força muscular,  mental e emocional. Melhoram o raciocínio, diminuem a tendência à depressão e isolamento. Com o lazer idosos se sentem ativos e afasta as doenças”, aponta Mariana.
A aposentada Natalia Gonçalves Dantas, afirma que as atividades de lazer fazem muito bem. Para ela a dança no final de semana não pode faltar. “Todo sábado eu me arrumo, passo um belo perfume e vou para o baile arrastar o pé” conta Natália aos risos.
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Renata Bezerra, sob a supervisão da docente Flávia Arenales


Nenhum comentário:

Postar um comentário