segunda-feira, 15 de setembro de 2014

População tem o costume de se automedicar

Medicamentos mascaram doenças e dão a sensação de problema resolvido

Automedicação pode causar graves problemas de saúde. A maioria das pessoas tem o costume de tomar medicamentos por conta própria, principalmente em caso de dor.
A técnica de farmácia Regina Castor de Abreu, conta que um dos problemas da automedicação, é que muitas vezes, ao invés de curar, ele simplesmente mascara a doença. Leva o paciente a crer que ficou curado, quando, na verdade, a doença continuade forma silenciosa. No caso dos antibióticos, muitas pessoas começam o tratamento e quando melhoram um pouco deixa os remédios guardados para outra ocasião que julgarem necessário. “É como se a bactéria descobrisse o segredo do medicamento, sabe como ele age e consegue reverter o efeito”, explica Regina. 
A agente comunitária de saúde Emilene Farias de Oliveira, 38, relata que a mãe sente muitas dores devido àartrose e osteoporose, com isso, ela sempre tomou, por conta própria, diferentes remédios para combater as dores. Certa vez, uma vizinha indicou um comprimido, que já havia sido indicado por outra pessoa, que dizia ser excelente para essas dores. Durante um ano ela mandou formular. A princípio, melhorava muito, mas com o tempo a idosa começou a ter vários efeitos colaterais. “Minha mãe ficou muito inchada, com sobrepeso, abdômen globoso, pressão arterial descontrolada, não conseguia dormir direito, pois tinha muita falta de ar”, afirma Emilene. A filha ainda conta que foram várias idas ao médico para descobrir o que a mãe tinha, pois os exames não constatavam. Até que um dia ela contou para a médica que estava tomando um remédio indicado por uma amiga. Com uma investigação mais detalhada, descobriu que ela havia desenvolvido a Síndrome de Cushing. Como não podia tirar a medicação de uma vez, o tratamento foi aos poucos, dia a após dia diminuía a medicação “Hoje ela não toma mais medicação que não seja indicada pelo médico, tem muito medo, infelizmente aprendeu do pior jeito”, enfatiza a filha.
“Não tomem medicamentos por conta própria, pois o risco é muito grande. No começo pode aparentar melhoras, mas a longo prazo, causa grandes problemas”, salienta Regina.
 Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Helena Cararo, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário