quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Profissionais da Educação confirmam os benefícios de possuir um pet

Além de estimular a educação da criança, são companheiros incomparáveis

Ter um animal de estimação parece uma ideia horripilante para muitos pais, mas não deve ser visto assim. Os animais domésticos devem ser vistos como um grande amigo da família. Além de ajudar as crianças, podem ser também companheiros incomparáveis para os idosos.  A psicóloga Natércia Tiba, especializada em crianças e adolescentes, afirma que o convívio com animais de estimação é muito saudável porque ajuda no processo de desenvolvimento da criança. "Ela irá exercitar o senso de responsabilidade. Além disso, passará a trabalhar os sentimentos como a autoestima, a alegria, a tristeza, a frustração, a tolerância e a compreensão", afirma a psicóloga.
            Tudo dependerá de qual bichano escolher, no caso do cachorro, por exemplo, gastos com uma boa ração, idas e vindas do veterinário e remédios são indispensáveis.            
Há situações que tornam a presença de um animal doméstico ainda mais indicada no lar.  Nos casos em que os pais trabalham e os pequenos ficam muito sozinhos, o animal de estimação faz companhia e estimula o desenvolvimento afetivo. O animal faz companhia e  ocupa um lugar de destaque na casa.  Onde há irmãos que brigam muito,  o bichinho torna-se o foco de atenção e proporciona um relacionamento mais saudável entre as crianças.

A decisão de levar para casa um cachorro, um gato, um papagaio, um periquito ou qualquer que seja a espécie do bichinho deve ser tomada pelo amor que ele inspira. "O animal de estimação nunca deve ser tratado como um brinquedo. Aquele que serve para algumas horas e depois é largado pelos cantos", alerta Natércia. A psicóloga aponta que nem tudo será um mar de rosas na convivência com o animal de estimação, mas os pais devem usar justamente estes momentos para a educação dos filhos. 
Matéria produzida pelo aluno do 6º termo de Jornalismo, Neto Salvatore, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário