terça-feira, 2 de setembro de 2014

Animais são abandonados nas ruas por qualquer motivo


Bichos precisam de vacina, castração, passeios, cuidados, responsabilidade e amor
Por sentir indignação de ver um animal abandonado e por amor a eles, moradores adotam cães e gatos. Levam para casa, cuidam e, em troca, recebem amor e gratidão daqueles, que antes, não tinham um lar.
A aposentada Geni Nogueira,76, tem seis cachorros, mas conta que já chegou a ter 33 no quintal. De acordo com a aposentada, os vizinhos reclamam do barulho dos animais e já chegaram a denunciá-la. Os filhos também reclamam dos animais, mas diz que se sente mais segura ao lado dos cachorros “Eles são mais do que animais, são minha companhia. Sou viúva e moro sozinha e é com eles que eu converso, brinco, dou carinho, são meus bebês”.
A idosa relata ainda que cerca de 20% da aposentadoria vai para cuidados com os animais, como ração e plano de saúde.
A técnica odontológica, Tereza Negrão Embersics, já adotou vários cães de rua, e gostaria de ter o quintal cheio deles, só não faz isso, por condições financeiras. Também cuida e alimenta gatos de rua, próximo à sua casa. “Minhas cachorras são minhas companheiras, amigas e me alegram. Elas dormem comigo, só ficam no quintal quando não estou em casa. Aliás, em casa, elas é que mandam. Quando estou fora, não vejo a hora de voltar para ficar junto delas, não sou dona de cachorras, sou mãe de duas lindas meninas e em nenhum momento me arrependi de adotá-las”, afirma Tereza.
Em Presidente Prudente existem diversos projetos voltados para a proteção de animais abandonados, um deles é o Anjo de 4 Patas, criado em 2010 pelas idealizadoras Ana Lúcia Sanches Grotto e Eva Freitas, com o objetivo de diminuir o número de animais nas ruas e orientar a população sobre os cuidados necessários com seus animais. Por meio de divulgação nas redes sociais, eles ajudam a conseguir lar para os animais das ruas, tanto definitivo, quanto temporário. É um projeto voluntário e se mantêm por meio de doações de ração, medicação, castração e tudo o que é necessário para o bem estar do animal. Para Ana Lúcia, diversos são os motivos de um animal ir parar nas ruas “Procriação, pessoas sem responsabilidade e amor, que descartam o animal por fazer bagunça. Porque tem crianças, porque vão mudar de cidade, maus tratos, enfim, muitos fatores conspiram para um animal ir para rua, mas o maior é a procriação”, afirma.
“Estudos já confirmaram que os animais têm os mesmo sentimentos que os seres humanos, por exemplo, medo, fome, frio, cansaço, dor. Portanto ao ser abandonado eles sofrem com a falta e o desprezo de seu antigo dono, se sentem confusos, não entendem o porquê do abandono”, afirma A estudante de veterinária, Andressa Polizello e acrescenta “Não vou dizer que animais são iguais a seres humanos, porque para mim, eles são melhores. O ser humano é uma raça egoísta e que mata por prazer, já os animais são seres muito superiores”.
Matéria produzida pela aluna  do 6º termo de Jornalismo, Helena Cararo, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário