segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Empresas reduzem o número de vagas de emprego em Prudente

Trabalhadores enfrentam dificuldade em conseguir emprego registrado pela falta de mão de obra qualificada.

Capital do Oeste Paulista, Presidente Prudente, e região, enfrentam problemas em disponibilizar vagas de emprego para a população, e dificuldade para preencher as oportunidades.
Segundo o supervisor da SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), Jeremias Ferreira da Silva, 52 anos, há um grande esforço por parte do poder público em qualificar o cidadão. Existem programas como o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o VIA RAPIDA EMPREGO. Porém a falta de interesse, ou até mesmo de informação, impedem que essas pessoas se qualifiquem para o mercado de trabalho.
De acordo com a atendente Karine Pelosi de Faria, 25 anos, trabalhar com carteira assinada é bom. “Trabalho há seis anos e meio registrada, gosto bastante,  tenho a vantagem de ter 13° salário, em caso de doença, posso contar com o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)”, declara.
Para a atendente Melissa Morano, 34 anos, apesar de enfrentar a jornada de oito horas diárias e um total 44 horas semanais, não tem nenhuma desvantagem em trabalhar registrado, está sempre tranquila, pois qualquer imprevisto sabe que é amparada com o benefício do INSS e SD (Seguro Desemprego), afirma.
A manicure Nathália Ligeiro Sales, 22 anos, conta que já trabalhou registrada. “Atualmente atuo como manicure, mas encontrei muita dificuldade em conseguir trabalhar com carteira assinada. A parte ruim é que sinto insegurança porque não tenho direito ao INSS e o Seguro Desemprego”, finaliza.
Matéria produzida pelo aluno do 6º termo de Jornalismo, Alan Faria, sob a supervisão da docente Flávia Arenales


Nenhum comentário:

Postar um comentário