quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cuidados para ter uma gravidez saudável

Ser grávida não é das tarefas mais fáceis
Do ponto de vista médico gravidez não é doença, é apenas uma fase da vida da mulher que requer cuidados especiais. Costuma ser dividida em três trimestres.
No primeiro trimestre, a gestante fica sonolenta, com a sensibilidade a flor da pele, os seios intumescidos e ficam doloridos. Algumas têm enjoo e chegam a vomitar.
No segundo trimestre a mulher sente-se mais disposta.
No terceiro trimestre parece que demora a passar. O volume do útero aumenta muito, o que causa alterações não só na aparência, mas na anatomia e fisiologia da mulher. Nesse período, as visitas ao médico têm de ser mais próximas uma das outras e os cuidados redobrados.
Muitas mulheres sofrem de enjoos, por causa das alterações hormonais que ocorrem no organismo. Mas é possível usar a alimentação no combate dessas fortes náuseas. Vão aqui algumas dicas:
Fazer seis refeições ao dia e em menor volume;
Evitar líquidos durante as refeições maiores;
Evitar temperos fortes, frituras, doces, refrigerantes;
Prefira alimentos secos, como biscoitos salgados ou torradas;
Durante o dia beber água com limão ou limonada sem açúcar pode ajudar a reduzir o enjoo.
De acordo com a Clinica Geral, Doutora Zilda Prado Nunes, o pré-natal é muito importante e evita que a criança nasça com problemas sérios de saúde. “Durante a gravidez se o exame diagnosticar algumas doenças que podem ser tratadas”, diz.
Ela também recomenda atividades físicas. “Existem vários exercícios que ajudam a relaxar a coluna, aumentar a circulação do sangue, contribuir para uma boa noite de sono, diminuir o desconforto como a prisão de ventre e, retenção de líquidos, melhorar a respiração, desenvolver a musculatura da pélvis e do abdômen e, também traz benefícios para o bebe”. Mas os exercícios não devem exigir esforços exagerados. “Se a mulher não fazia nenhuma atividade física antes de engravidar, deve optar por exercícios mais leves”, relata.
A ioga, hidroginástica, alongamentos, caminhadas, natação, pilates, são uns dos exercícios recomendados.
A cabeleireira Cristiana da Silva Leal teve acompanhamento médico, fez o pré-natal, teve enjoos até o segundo mês de gravidez. Ela seguiu o conselho do médico e cuidou bem a alimentação, evitou frituras, massas e refrigerantes.
“As frutas e saladas sempre fizeram parte da minha alimentação, além de caminhadas e exercícios de respiração”.

A dona de casa Priscila Barbara Duarte pereira, não se preocupou muito com a alimentação, comia o que tinha vontade, e não fez nem um tipo de atividade física. “Não fiz nada do recomendado e tudo correu bem na minha gravidez”.
Matéria produzida pela aluna  do 6º termo de Jornalismo, Gercília Santos, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário