segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Conquista do Ouro


Atletismo é o principal esporte olímpico dos tempos modernos


Em 2013, a equipe de Prudente estava entre as 5 melhores do país, com uma pista de atletismo considerada uma das melhores, inaugurada em 11 de outubro de 2002. Leva o nome do governador, já falecido, Mario Covas. Localizada no campos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Um dos técnicos da nova geração é Eliseu Sena. Veio de São Paulo em 1994 ainda muito jovem, incentivado pelo tio, atleta e também técnico Inaldo Sena, motivado pelo sonho de se tornar um grande atleta. Competiu de 1994 a 2000, quando na ocasião machucou o joelho e teve que passar por duas cirurgias fato que o afastou das pistas, mas não do esporte. Lembra que quando era criança tinha muita dificuldade de concentração e um grande nível de energia; com o atletismo, houve melhoras não só na concentração, mas também no convívio social.

"Consegui atingir minhas metas, o atletismo abriu muitas portas, por isso sou técnico hoje. Gosto de proporcionar possibilidade de sonhos para a garotada", declara Eliseu.

Ele afirma que os interesses dos jovens mudaram muito, os sonhos já não são os mesmos, e há muita dificuldade em mantê-los. " Perdi muitos jovens para a internet e celular, Prudente forma poucos atletas, não há interesse."

Atualmente alguns atletas representam a cidade, como os jovens como Bruno Lins, que recupera a forma, também o atleta Bruno Spinelli de 17 anos, que participa dos jogos mundiais da juventude em Nanquim na China. O atleta competiu no salto com vara e garantiu o 6° lugar saltando 4,85 metros. "Os bons resultados virão, pode levar de 8 a 10 anos, mas virá, temos atletas de potencial treinando na cidade", finaliza Sena.
Com uma rotina de treino puxada, o atleta Jeferson Assunção, competidor das provas de 800 e 400 metros, começou a treinar aos nove anos, natural de Candido Mota, corria provas de rua 5.000 e 10.000 metro. Aos 17 anos foi para as pistas fazendo adaptações para provas de distância mais curtas.
"Este ano estamos nos preparando para buscar o índice para o Pan Americano 2015 que acontecerá no Canadá. Os três melhores atletas que se classificarem no Pan vão representar o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016," esclarece o atleta, que tem em seu portfólio 20 títulos Estaduais, cinco Brasileiros, sendo quatro primeiros lugares e um segundo lugar.

O atleta de salto em altura Jean Cassimiro Rosa, 24 anos, natural de Paraguaçu Paulista, treina em Prudente desde 2006. Passou por várias provas, mas se adaptou melhor nessa modalidade. Por dois centímetros não se classificou para a última olímpiada. Tem vários títulos como Bi campeonato Brasileiro juvenil, Bi campeão Pan americano sub 23, e nos Jogos internacionais tem medalha de prata e bronze.

Eliseu Sena diz que o patrocínio é um incentivo, a prefeitura municipal patrocina com funcionários e auxilio nas despesas de viagens, mas diz que, não existe uma política pública voltada para formar atletas profissionais.” Existe uma máxima Olímpica que diz, os jogos olímpicos podem acontecer apenas com o atletismo. Mas nunca sem ele,” conclui.
Um pouco da história
A primeira competição de atletismo no Brasil aconteceu em São Paulo no ano de 1914.  Os primeiros atletas olímpicos brasileiros participaram das Olímpiadas de 1924 em Paris, França. A equipe era composta por oito integrantes, a primeira medalha foi do atleta de salto triplo Adhemar Ferreira da Silva, na ocasião ele bateu o recorde mundial e trouxe o ouro para o país.

Um dos grandes nomes do atletismo até hoje é do atleta Claudinei Quirino, recordista com cinco medalhas, três ouros, uma prata e um bronze, treinava em Presidente Prudente nesse período.


 Matéria produzida pela aluna  do 6º termo de Jornalismo, Cristiane Reineres, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário