quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Conheça os ricos de tomar remédios vencidos

Um problema acarretado pelo consumo de medicamentos com o prazo de validade vencido é o fato de que eles talvez não sejam capazes de fornecer uma dose suficiente do princípio ativo para que sejam eficazes
 A enfermeira Clotilde explica passo a passo todos os procedimentos a serem tomados em relação os remédios vencidos e como devem ser descartado. Existem medicamentos que se transformam em substâncias tóxicas à medida que envelhecem.
Embora os maiores riscos do uso de medicamentos vencidos sejam outros, uma doença rara que afeta os rins, chamada acidose tubular renal foi descoberta como resultado do uso do antibiótico tetraciclina velho o bastante para que se degradasse em outras substâncias químicas de acordo com foi publicado na revista científica "Annals of Internal Medicine", em 1963. 
Todavia, este é um assunto que as famílias acabam não dando muita importância e acabam não orientando os filhos e integrantes da família. Os riscos do uso de medicamento vencidos são a perda da eficácia e intoxicação. A partir do momento em que o medicamento passa da validade, o usuário não terá o efeito desejado. Os danos variam conforme os organismos do usuário. São comuns efeitos relacionados ao sistema gastrointestinal.  
 A Enfermeira do Departamento Municipal de Saúde de Nantes, Norões Firmino, explica que os ricos de tomar remédio vencido são os mesmo para criança e adultos.
 “Procure um serviço de saúde para ficar em observação, caso houver alguma reação Para as crianças, o medicamento não terá efeito por estar vencido. È importante levar a criança em pronto atendimento o mais rápido possível” afirma.
 A estudante, Erica Bianchi, declara “Não tenho o costume de ver validade de remédio, estava sentido muita dor de cabeça e tomei por semana um remédio vencido. A dor não passava, senti muita fraqueza e vontade de vomitar, até que minha mãe viu que os três remédios que estava tomando venceu há seis meses. Imediatamente ela me levou ao medico”.
 Devemos ter cuidado não com o remédio vencido, mas também ao descartemos. De acordo com a enfermeira Clotilde de Freitas, o descarte deve ser realizado a partir do momento em que você viu que o prazo de validade extrapolou.
Existe uma programação da saúde em parceria com as prefeituras, no qual uma empresa é responsável pelo recolhimento de medicamentos vencidos. Os usuários devem ir até o ponto de coleta e fazer a entrega desses remédios. Essa é a melhor opção para os medicamentos vencidos e outros lixos químicos.
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Aline Rodrigues, sob a supervisão da docente Flávia Arenales


Nenhum comentário:

Postar um comentário