quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Satisfação em ajudar o próximo



O profissional na área da saúde Márcio Cruz, 45, conta como se especializou e aperfeiçoou o dom com o passar dos anos. “Desde o início sempre senti necessidade em ajudar as pessoas. Em muitas situações já salvei vidas, inclusive já fui percursor de diversos partos, além de prestar os primeiros socorros para pessoas que sofreram acidentes automobilísticos, paradas respiratórias entre outros casos”, afirma com orgulho o Enfermeiro.
Formado em enfermagem se especializou em Administração Hospitalar, Enfermagem Obstetrícia, Licenciatura em Pedagogia, Socorrismo, Enfermagem do Trabalho e Mestrado em Educação.
Neto Salvatore: Quantos anos faz que você é formado?
Márcio Cruz: Sou formado desde os 26 anos de idade logo completo 20 anos na área. [O tempo voa risos]
NS: É seu dom ser enfermeiro?
MC: Sim, descobri cedo aos vinte anos quando já trabalhava na área.
NS: Entre ser racional ou emotivo com relação a sua profissão o que você é?
MC: Sou racional, desde o começo da minha carreira busquei aceitar a vontade divina e o ciclo estabelecido por Ele para cada um de nós.
NS: Você já salvou vidas? Em qual situação?
MC: Muitas, em procedimentos do parto principalmente. Mas já presenciei acidentes automobilísticos com um grau de dificuldade grande além de paradas respiratórias.
NS: Com relação a pergunta anterior, mas de forma inversa, você já perdeu vidas? Qual o sentimento predominante?
MC: Já, sinto impotência. [Sério]
NS: Se fosse para escolher outro caminho profissional qual seria?
MC: Acredito que a área da saúde seja minha vida, se fosse para escolher algo diferente gostaria de cursar Medicina. [A área da saúde sempre prevalece, risos].
NS: Uma frase...
MC: “Nunca erga a cabeça diante da humanidade sem antes tela baixada para um livro”                                                                                             (Autor desconhecido)
NS: Conte algum acontecimento na sua carreira que marcou sua história...
MC: Estava atendendo quando chegou a emergência, um acidente grave de carro. Envolviam uma família toda, uma mulher grávida que veio a óbito e o marido em estado grave. Aquele dia foi horrível. [Silêncio]

 Matéria produzida pelo aluno do 6º termo de Jornalismo, Neto Salvatore, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário