quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Novembro Azul: Mês de cuidados do Homem



Campanha enfatiza prevenção do câncer de próstata e outras doenças masculinas
A Enfermeira do Departamento de saúde de Nantes. Clotilde de Freitas, explica e tira dúvidas sobre a doença.
 Renata Bezerra (Agência de Notícias) - O que é o câncer de próstata?
Clotilde - É uma neoplasia que ocorre na próstata: glândula do sistema reprodutor masculino localizado abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Renata Bezerra (Agência de Notícias) - Quais são os sintomas?
Clotilde – Alguns sintomas são: dor lombar, problemas de ereção, dificuldade e necessidade de urinar várias vezes, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.
Renata Bezerra (Agência de Notícias) - Como se desenvolve o câncer de próstata?
Clotilde - Ele se desenvolve na próstata através da multiplicação celular desordenada e seu desenvolvimento é lento. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.
Renata Bezerra (Agência de Notícias) -  Como é realizado o exame?
Clotilde - O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
Renata Bezerra (Agência de Notícias) - Qual a idade mais propensa para o surgimento de câncer?
Clotilde – A partir dos 50 anos de idade.
Renata Bezerra (Agência de Notícias) - Quais os tratamentos disponíveis?
Clotilde - O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.
Renata Bezerra (Agência de Notícias) - Existe cura para o câncer de próstata?
Clotilde - Sim, especialmente se for diagnosticado precocemente.
Renata Bezerra (Agência de Notícias) - Qual a importância da divulgação da campanha novembro azul?
Clotilde - A campanha do mês Novembro Azul, destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após o câncer de pele. Por isso, a importância de conscientizar e alertar os homens na prevenção do câncer de próstata, visto que os homens na maioria das vezes só procuram o serviço tardiamente.
 Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Renata Bezerra, sob a supervisão da docente Flávia Arenales


Nenhum comentário:

Postar um comentário