segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Municípios Realizam promoção da Saúde e Atividades Físicas para Idosos

As cidades de Nantes /SP e Alvares Machado/SP, juntamente com os departamentos de saúde, realizam ações que favorecem a qualidade de vida por meio de atividades culturais, educacionais, físicas e lazer.
Segundo o coordenador do Departamento de Saúde de Nantes, Marco Rodrigues, é dever do poder público preocupar-se com uma política que priorize ações que estimule e beneficie o idoso. ”Enfatizamos os segmentos da cultura, lazer, esporte e educação, tendo como meta a promoção da cidadania na terceira idade, preparando-os para uma maturidade e vida felizes”, conta. Rodrigues completa que o município proporciona integração entre os idosos. “Oferecemos oportunidades do descobrimento de mais fontes de satisfação de vida, por meio do entretenimento e do bem estar, motivando-os ao convívio social”.
Na cidade de Nantes o projeto “Jeito de Viver” é um programa de promoção em saúde, prática corporal e atividades físicas existem no município desde fevereiro de 2002. De acordo com a coordenadora do projeto, Mariana Guedes, o objetivo é promover melhoria na qualidade de vida dos idosos, reduzir as vulnerabilidades e riscos a saúde. “Contribuímos com a melhoria da qualidade de vida em todos os aspectos, físico, social e mental. As atividades propostas são variadas. Caminhada, alongamento, dança, aeróbica, aquecimento, passeios, festas culturais, palestras educativas, vôlei adaptado, capoterapia, pilates, dinâmicas e brincadeiras”, explica Mariana.
Para a aposentada, Josefa Menezes, com a participação do projeto a vida melhora a cada dia, tanto no aspecto físico quanto mental. “Sinto-me revigorada, antes eu só ficava dentro de casa pensando em coisas ruins, agora eu só quero é me divertir e fazer novas amizades”, declara dona Josefa.

Na Estratégia Saúde da Família do Jardim Panorama em Álvares Machado é realizado caminhada, aulas de dança, ginástica, alfabetização, grupos de orientação, festas típicas e passeios. Tudo voltado para a melhor idade, para melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Nós realizamos esse trabalho com os idosos com muito amor e carinho. Nossa melhor recompensa é ver o sorriso e a alegria estampada no rosto de cada um deles. Muitos não têm condições de passear e se divertir e o único lugar que encontram para esses momentos é participar de momentos realizados pela equipe de saúde”, explica a agente comunitária de saúde, Helena Maria de Almeida, que faz parte da organização dessas atividades. 
Matéria produzida pelas alunas do 6º termo de Jornalismo, Helena Cararo e Renata Bezerra, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário