quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Absorvente interno pode ser motivo para dias normais

A ginecologista,  esclarece algumas dúvidas sobre OB 

As mulheres contam hoje com absorventes higiênicos industrializados, internos, e com características que atendem às várias necessidades e exigências das consumidoras. São produtos que fazem parte da rotina da maior parte do público feminino, da puberdade até a menopausa. Diante dessa realidade, vale a pena ficar atenta aos esclarecimentos dados pela ginecologista Dra. Rosa Maria Neme.
Já pensou quantas vezes por ano você passa menstruada? E deixar de nadar, colocar biquíni, fazer ginástica, andar de bicicleta, colocar vestido, roupa branca? São dias muito estressantes por isso podemos contar com ajuda do absorvente interno, e ter uma vida normal sem deixar de fazer o que gosta”, declara doutora Rosa Neme.
A dona de casa, Fátima Alves, 50, usa o absorvente normal. "Usei uma vez e não gostei, ele machuca, é muito estranho, não confio em usá-lo", assegura.
De acordo com a ginecologista, Rosa Neme, o fluxo da menstruação não entra em contato com o ar e, por isso, você não fica com odor. "A mulher não fica suja nem incomodada no fim do dia. Se colocado do jeito certo, o absorvente interno não sai do lugar e absorve todo o fluxo ainda dentro do corpo. A chance de alguma coisa vazar é bem menor do que nos absorventes comuns.
A estudante, Luana Martins, de 16 anos, diz. “Uso OB desde os 12 anos, nunca usei outro, o absorvente externo me dá muita alergia e incomoda, além de me assar. Quando estou menstruada, tenho uma vida normal, vou para festa, chácaras e danço sem nenhum medo”.
Ele é pequenininho, dá pra levar no bolso ir ao banheiro, sem chamar nenhuma atenção. Além disso, ele aguenta bem por seis horas de uso. Ou seja, você não precisa trocar com tanta frequência.
Para escolher o tamanho ideal do ob, é preciso levar em conta o fluxo menstrual. “Se tiver com um fluxo muito grande, use o maior. Quando estiver no fim, use o menor, deve-se considerar, ainda, o tamanho de sua vagina, os maiores podem machucar as meninas que tem um canal mais curto, é precisa ficar confortável após colocar o absorvente interno. Se estiver incomodando, é porque alguma coisa está errada”, aconselhar Neme.
O absorvente só pode ser usado quando estiver menstruada, não pode usar sempre que tiver qualquer tipo de corrimento. Não é saudável, além de ser anti-higiênico, já que deixa a região bastante abafada, o uso deliberado do absorvente interno traz desconforto. “Porque não há sangue para lubrificar a entrada e a saída do tubinho no canal, então causa dor”, informa a ginecologista.
O ideal é trocar o absorvente em um período máximo de até quatro horas e manter os cuidados de higiene adequados, pois tudo dependerá da intensidade do fluxo menstrual de cada mulher e da necessidade pessoal. É importante lembrar que não é aconselhável ficar muitas horas sem trocá-lo, porque isto pode ocasionar um odor desagradável, alergias e proporcionar a proliferação de bactérias.

O choque tóxico pode acontecer diante de uma contaminação pela toxina da bactéria stafilococos aureus, explica a doutora, “Pode ser uma infecção grave e inclusive em alguns casos, levar à morte. O uso correto do absorvente interno, com troca regular a cada quatro horas, ajuda a evitar esse tipo de infecção”.
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Aline Rodrigues, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário