quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Doação de sangue salva vidas



Ser um doador é um ato de amor ao próximo

Acidentes de trânsito, cirurgias, hemorragias são apenas alguns dos motivos que levam as pessoas a precisarem de uma bolsa de sangue. Quando esse momento chega, o sangue é uma questão de vida ou morte, mas para isso, é preciso que os hospitais tenham um estoque desse material. Para que o banco de sangue esteja sempre em condições de atender os pacientes que precisam, é necessário que haja doadores. Muitas pessoas têm medo ou dúvidas sobre o assunto, para esclarecer sobre a questão ouvimos a Agente de Captação, Zenaide Brito, do Hemocentro de Presidente Prudente.
Agência de Notícias - Quem pode ser doador?
Agente de Captação - Qualquer pessoa que se disponha a comparecer para fazer a doação, desde que atenda determinados requisitos:
 - Ter entre 18 e 69 anos (16 e 17 anos acompanhados com os pais e a primeira doação deve ser feita antes dos 60);
- Pesar mais de 50 kg (homem) e 51 kg (mulher);
- Evitar o jejum, apenas não ingerir alimentos gordurosos 3horas antes da doação;
- Estar bem de saúde;
- Se faz uso de medicamentos trazer o nome ou entrar em contato com a enfermagem para tirar as dúvidas;
- Apresentar um documento Oficial com Foto.
Agência de notícias - Qual o tipo sanguíneo mais usado e o mais difícil de encontrar doadores?
Agente de Captação - Todos os tipos sanguíneos são importantes, uma vez que atendemos os Hospitais de Prudente e mais 43 municípios.
Agência de Notícias - Quais as dúvidas mais frequentes que as pessoas têm em relação a doação de sangue?
Agente de Captação - Qual o tempo de duração da doação, sobre os medicamentos e cirurgias, se há dor, quem pode doar, os mitos ("engrossar o sangue", "se doar uma vez tem que doar para sempre", por exemplo).
Agência de Notícias - Como é processo para doar (triagem, exame, entrevista) e como é feito a doação?
Agente de Captação - Ao chegar ao Núcleo de Hemoterapia, o candidato a doação de sangue deverá apresentar um documento oficial com foto na recepção para fazer o cadastro ou atualização dos dados. Deverá passar pela Comunicação Social para receber orientações sobre a doação de sangue e o cadastro de medula óssea. Passará pela Pré-Triagem para verificar pressão arterial, temperatura, peso, e um teste rápido de anemia/gordura no sangue. Depois a Triagem Clinica (entrevista) realizará algumas perguntas sobre a saúde do candidato, e somente então será realizada a doação de sangue.
Agência de Notícias - Quanto de sangue é retirado do doador?
 Agente de Captação - No momento da Triagem Clinica (entrevista), a enfermeira faz um cálculo de acordo com as regras do Ministério da Saúde, não ultrapassando 450 ml.
Agência de Notícias - Quanto tempo o doador deve esperar para fazer outra doação?
Agente de Captação - O intervalo entre uma doação para o sexo masculino é no mínimo 60 dias após a última doação, não ultrapassando 4 doações nos últimos 12 meses, dessa forma aconselhamos a realizar a doação a cada 3 meses (90 dias). O intervalo para o sexo feminino é no mínimo 90 dias após a última doação, não ultrapassando 3 doações nos últimos 12 meses, dessa forma aconselhamos a realizar a doação a cada 4 meses (120 dias).
Agência de Notícias – Como funciona o cadastro para quem pretende ser doador de medula óssea?
Agente de Captação - Trabalhamos também com o cadastro de medula óssea, somos o único local autorizado da região a fazer o cadastro, exceto as campanhas do MaduMedula, por exemplo. Todos os cadastros e amostras são enviados ao REDOME. E para fazer o cadastro é necessário a coleta de 5 ml de sangue, que pode ser feita logo após a doação de sangue, ou pode ser feita sozinha. É necessário para realizar o cadastro:
- Ter entre 18 e 54 anos completos;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Se possível trazer o cartão do SUS;
- Não ter antecedentes de câncer e estar em bom estado de saúde;
- O cadastro é feito uma única vez, pois é válido para território nacional, necessário apenas a atualização dos dados caso mude de endereço e telefone.
Agência de Notícias -  Em qual endereço e horário a pessoa deve comparecer para ser um doador?
Agente de Captação - As doações e cadastros são realizados no Núcleo de Hemoterapia, próximo a rampa de emergência da Santa Casa.
 - O horário de funcionamento: de segunda, terça, quarta e sexta das 7h às 17h; nas quintas-feiras das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 12h.
Em caso de dúvidas entrar em contato pelos telefones: 18-3223-3511; 18-3223-4490.
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Helena Cararo, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário