quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Usar em excesso computadores, videogames e tablets, causa danos à saúde



Deixar que crianças utilizem esses aparelhos com muita frequência traz problemas como: insônia, desconforto e ressecamento dos olhos

Crianças que passam horas em frente ao computador, videogames e tablets, desenvolvem diversos problemas de saúde. Entre os mais frequentes estão os danos à visão. Segundo especialistas, o olho seco é uma reclamação comum e é causado pela diminuição de piscadas por minuto, decorrente da atenção que é exigida enquanto usam o computador, principalmente.
Já os videogames, na maior parte, possuem jogos violentos, que acabam interferindo, induzindo, o caráter e a formação de crianças e adolescentes.
De acordo com a oftalmologista, Lavínia Leitão Bandeira, 32, “Sintomas como ardência, desconforto visual e vermelhidão nos olhos, são típicos de pessoas que usam o computador e videogames durante muitas horas”.
Bandeira conta que esses sinais acontecem devido ao usuário fixar por muito tempo os olhos na tela do computador ou TV.
Em alguns casos chega a piscar a metade de vezes recomendada. “Piscando 20 vezes, os olhos ficam bem lubrificados. Já tive pacientes que, na frente do computador, piscavam sete vezes neste intervalo de tempo.” afirma Lavínia.
Para a atendente, Luana Cristina Luiz, 26, usar o computador é importante para o aprendizado. “Eu a deixo utilizar o computador para brincar e fazer as atividades escolares”. Cristina afirma ainda sempre supervisionar o que a filha acessa na internet. “Fico de olho em jogos, programas e principalmente sites impróprios para a idade dela. Hoje não podemos confiar em nada, ainda mais em um computador.” aponta.
De acordo com a atendente, Angela Regina Mazzuchelli Cazarotti, 40, os dois filhos acessam a internet durante uma hora e meia por dia, entre jogos e pesquisas da escola. “Particularmente acho desnecessário jogos em computadores, o correto é utilizar esse meio para auxiliar no aprendizado.” Mazzucheli também declara não gostar de videogames, sempre fica de olho nos tipos de jogos que eles brincam. “Tenho que ficar em cima, só jogam final de semana, se deixar querem ficar 24 horas por dia.” relata.
Já para a atendente Regiane Maria de Souza, 27, o computador se tornou um meio necessário para o aprendizado e desenvolvimento da criança. “O uso desse equipamento por crianças é bom, mas, requer limites e idade certa.” Souza relata também que a filha não acessa sites da web. “Ela só utiliza o programa do Microsoft Word, (editor de texto), assiste vídeos infantis, que eu mesma acesso através do Youtube.” finaliza.
 Matéria produzida pelo aluno do 6º termo de Jornalismo, Alan Faria, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário