quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Horário de verão adianta os relógios em uma hora

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste entram nesse horário para reduzir o consumo de energia

O horário de verão, constituído pela primeira vez em 1931 com o objetivo de aproveitar melhor a luz do dia nesta época do ano, reduz o consumo de energia nos horários de pico e, portanto, diminui o uso de energia.
 De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, o horário de verão 2014/2015 deverá evitar um gasto de R$ 280 milhões com o acionamento de usinas térmicas, que seria necessário para suprir a demanda no horário de pico. Pelo cálculo, o ganho econômico deve ser menor que o do horário de verão 2013/2014, quando chegou a R$ 405 milhões.
A professora, Marlene Martins, afirma não concorda com essas atribuições “Eu acordo mais cedo fico com a luz acessa, o calor está demais fico com ventilado e ar ligado o tempo todo. Não vejo uma economia nesse horário, pois sai ela por elas”.
A estudante, Gabriela Moura, de 16 anos, não aprovo horário, pois vai dormir mais tarde e acorda mais cedo, fica muito cansada sem disposição para nada.
 De acordo com o site ifronteira este ano, o horário de verão será estendido em uma semana, por causa do carnaval, encerrando no dia 22 de fevereiro de 2015. Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida é iniciada no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro de 2015. No ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim deve ocorrer no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, algumas pessoas esqueçam-se de ajustar os relógios.
 Ana Paula, de 36 anos, gosta de estender o horário de verão. “Quando viajo, da para curtir bem mais com esse horário, sem me preocupar”,  declara.
A Aposentada, Laura Pereira de Oliveira, de 71 anos, afirma “Isso é uma palhaçada, eles fazem o que deseja, e  não se importam com o que gente acha ou quer. Odeio esse horário de verão e ano que vem vou ter que aguentar ele mais uma semana, só por Deus”. 
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Aline Rodrigues, sob a supervisão da docente Flávia Arenales


Nenhum comentário:

Postar um comentário