segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Saiba a importância do descarte correto de medicamentos



Depois de cuidar da saúde é hora de tratar bem o planeta


Você sabia que remédios e medicamentos contêm substâncias químicas que contaminam o solo, a água e colocam em risco o meio ambiente? Materiais desse tipo precisam de cuidados especiais e não devem ser descartados em lixos comuns.
A partir de 16 de novembro, a população deve levar medicamentos vencidos, embalagens primárias de remédios (aquelas que têm contato direto com os medicamentos), cartelas de comprimidos, agulhas, tubos de pomadas e qualquer outro material desse tipo a um dos postos de arrecadação localizados nas farmácias e drogarias de sua cidade.
Na cidade de Pirapozinho, agentes de saúde passaram nas casas para recolher medicamentos. Esta foi apenas uma iniciativa para alertar os moradores. Na visita, foram feitas conscientizações dos moradores e entrega de folhetos explicativos para sanar as duvida mais frequentes.
Existem dois tipos de coletores:
· Materiais cortantes e pontiagudos:Para o descarte de ampolas, embalagens de vidro, agulhas, seringas e outros materiais cortantes.
· Demais materiais:Para cartelas de comprimido, frascos plásticos, tubos de cremes e pomadas, entre outros.
Saiba mais como descartar corretamente os medicamentos?
*Ao descartar, tome o cuidado de manter as embalagens primárias sempre fechadas;
*Para eliminar o risco de acidentes com materiais cortantes, guarde-os dentro de embalagens rígidas como latas de achocolatado, por exemplo;
*Caixas de papel e bulas são embalagens que não tem contato direto com os medicamentos e podem ser descartadas nos coletores seletivos de papel ou nas estações de reciclagem.

Matéria produzida pela aluna Letícia Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário