quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Brasileiros são preocupados com a saúde e estética



Mercado de academias se adequa para atender as necessidades e exigências do público consumidor


Tendência no mundo inteiro, é cada vez maior o crescimento do mercado de academias. E o Brasil é um dos países que lideram esse ranking. Segundo a Acad (Associação de Academias), em 2009 o Brasil já possuia mais de 12 mil academias. Com esses números, o país é o maior mercado da América Latina e segundo no mundo.
Mas a busca por uma melhor qualidade de vida não é expressiva somente nos números. É visível o interesse dos brasileiros por práticas de esportes e exercícios. Os motivos são diversos, tanto por necessidades estéticas como de saúde. O estudante Luis Henrique Sanches Lopes, 20, é praticante de Rugby e há seis meses frequenta academia. Seu objetivo é aumentar o condicionamento físico, alinhando a musculação aos treinos de Rugby. “Nesse período já perdi peso e adquiri massa magra. Meu condicionamento já melhorou bastante” conta.
Mas engana-se quem acha que academia é sinônimo de musculação e aumento da massa muscular. A grande mola propulsora do setor é a variedade de atividades oferecidas pelas academias para os mais diferentes gostos, desde exercícios aeróbicos, artes marciais até danças.
A nova tendência das academias é o conceito Wellness, que visa qualidade de vida e bem estar, ao englobar várias modalidades e proporcionar além de estética, “a integração de todos os aspectos da saúde e aptidão (mental, social, emocional, espiritual e física)” conforme definição do autor Charles Corbin.
De olho neste público que procura novidades, uma academia de Presidente Prudente, inaugurada há dois meses, oferece a escalada. Segundo a gerente Débora Magrini, a procura pela técnica está superando as expectativas e atraído alunos de todas as faixa etárias. “Tenho alunos de 5 a 60 anos”, diz. Segundo Magrini, a escalda é um técnica que traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente, como melhora da flexibilidade, da coordenação motora, do equilíbrio, aumento da resistência muscular, eliminação do estresse. Trabalha aspectos psicológicos como medo, concentração e autoconfiança. Ela explica que a prática consiste em uma lógica, “A prática indoor do esporte, ou seja, em ginásios, funciona da seguinte forma: quando está na parede, o escalador segue um caminho, chamado de via, que é previamente marcado. Neste caso, pés e mãos só podem tocar as agarras – que são os pontos de apoio – pertencentes à via que se está subindo. Cada via é um problema proposto que exige trabalho físico e raciocínio do praticante para descobrir qual a melhor maneira de se movimentar pelas paredes”.
Estrutura diferenciada
Além da escalada, a Up4Fit, oferece aos alunos mais uma variedade de modalidades, como musculação, aeróbica, boxe, aliada à uma estrutura modernizada, com equipamentos e aparelhos e uma equipe de 10 instrutores formados em Educação Física. A academia está localizada na região central de Presidente Prudente.Débora relata que esta escolha foi estudada e avaliada para atender a população com máxima eficiência.

Matéria produzida pela aluna Anna Cláudia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário