terça-feira, 29 de novembro de 2011

Batom nunca sai de moda




Há muito tempo, as mulheres usam o batom para realçar a beleza.

Existem indícios de que ele surgiu no ano 5.000 A.c, composto por óxido de ferro, para dar uma cor avermelhada aos lábios de quem o usava. Uma evidência desta época, é o busto de Nefertite exposto no museu de Berlim, com os lábios bem vermelhos.
Durante toda a história o batom foi considerado um objeto de sedução e manipulação, usado pelas mulheres para atrair os homens. Na Grécia no século II, as mulheres não podiam usa-ló antes do casamento. Já na Espanha no sec. VI, as que o usavam eram mulheres de classes menos nobres.
Apesar de todo o preconceito contra ele, nunca saiu de moda. E hoje em dia as opções de cores são variadas . “Coral, rosa que resgata as tendências mais antigas, e cores vivas como a roxa, são as próximas tendências”, afirma a vendedora e consultora de maquiagem Nívea Nascimento,22.
Com essa infinidade de cores a disposição no mercado,as mulheres só tem uma dúvida: qual cor usar. Todas as cores são permitidas independente do tom de pele. “A pessoa se sentindo bem e tendo uma harmonia na maquiagem, todas as cores são permitidas”, acrescenta Nivea.
Mas para quem não gosta de ousar tantos nas cores, tem aquelas que nunca saem de moda “ Os tons mais puxados para o marrom são os mais discretos”, relata a consultora.
Há novidades também nas fórmulas do batom, agora com HD, que tem um duração maior nos lábios.

Matéria produzida pela aluna Luisiana Custódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário