quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mães deixam de fazer higiene bucal nos filhos

Beijar na boca dos bebês transmite bactérias
Desde a primeira mamada do bebê é preciso fazer a higiene bucal. Muitas mães deixam de fazer a limpeza da boca do filho por falta de orientação ou por medo.
A dentista Silvana Balester Mello de Godoy Menezes, explica que desde que a criança é alimentada pela primeira vez é preciso fazer a higiene da boca, para evitar o acúmulo de leite. Acrescenta ainda que muitas mães deixam de fazer esse procedimento por falta de orientação, mas tem também aquelas que não fazem por preguiça ou medo de machucar a criança. Muitas alegam que o bebê dorme logo em seguida a mamada, com isso ficam com dó de acordá-los.
“O procedimento é simples, enrole uma gase ou uma fralda úmida e limpa no dedo indicador. Passe na gengiva, bochecha e língua do bebe. Pode ser que nos primeiros dias ele estranhe, faça disso uma rotina e ele se habituará” afirma Silvana. E acrescenta “Além disso, nunca se esqueça da higienização das mãos e da fralda que for utilizar”.
A dona de casa Silene Alves, 44, é a responsável pela neta de um ano e três meses e diz “Nunca fiz porque ninguém nunca me orientou sobre o assunto. Criei três filhos e só comecei a higiene da boca quando já estavam com praticamente todos os dentes, era quando eu ensinava a escovação”.
A dentista salienta também que alguns hábitos podem prejudicar a dentição futura da criança, por exemplo, o uso da chupeta, assoprar alimentos antes de dar para o filho comer e principalmente a falta de higiene após todas as refeições.  Os dentes de leite também requerem cuidados. Muitas mães acreditam que por eles caírem logo não precisam se preocupar tanto. Isso é um engano que pode acarretar grandes danos para os próximos dentes da criança.  

A professora Flavia Arenales é mãe de gêmeas de um ano, e conta que as filhas gostam da hora da higienização, porque coçam os dentinhos que estão nascendo. Além disso, ela afirma que não beija nem deixa ninguém beijá-las na boca, pois sabe que esses gestos de carinho podem transmitir bactérias. E enfatiza “Sigo esses cuidados para garantir a saúde das minhas pinducas”.
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Helena Cararo, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário