segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A importância das creches para as mães que trabalham

Muitas mulheres precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos
Depois dos quatro ou seis meses de licença maternidade, as mães precisam voltar ao trabalho. Mas nem todas têm com quem deixar o filho, ou não tem condições, ou não conseguem pagar uma babá. E por isso foram criadas as creches, para ajudar essas mulheres. Mas algumas têm dificuldades em conseguir vagas, porque existem muitas crianças na lista de espera.
A auxiliar de cozinha Maria Ângela Menezes disse. “Meu filho ficou durante três meses na lista de espera”.
Já a filha da professora Elizandra da Silva leal, ficou dois meses na lista de espera. Durante um mês ela conseguiu conciliar o horário com o do marido, já que trabalha na parte da manhã e o esposo no período noturno, mas depois o horário do pai mudou e teve de deixar a filha com a irmã até liberar uma vaga.
Na cidade de Pirapozinho existem oito creches. A professora Elizandra conta que visitou a creche para ver como funcionava, e conversou com algumas pessoas que tinham filhos no local, e com uma funcionária conhecida que trabalha na creche. E todas disseram que as crianças são bem cuidadas.
Mas a creche não é somente um lugar onde as crianças ficam enquanto os pais trabalham. Lá elas aprendem a se socializarem umas com as outras e, desenvolvem o lado criativo.
É um trabalho pedagógico”, diz a diretora Terezinha Margarete Bianch, “são incentivadas a dividirem, e a se relacionarem”.
A diretora Terezinha conta que a rotina da creche começa às 7 horas, horário em que as crianças começam a chegar. Das 8 horas às 8 horas e 40 minutos é o momento do café da manhã. Durante a semana são realizadas atividades. Há o momento da roda da conversa, onde os pequenos sentam em grupo e conversam sobre várias coisas. Também acontece o momento da arte, o dia do filme, do brinquedo, onde cada um leva o seu e, na hora da brincadeira trocam umas com as outras, para aprenderem a dividir, a compartilhar. Tem também o momento da história, da música, do parque e a hora de dormir.
A creche em que Bianch administra abriga noventa crianças e possui seis salas, dois berçários o I e o II, dois maternais I e dois maternais II. Para o berçário I são bebês a partir dos quatro meses até um ano, no berçário II a partir de um ano até dois, no maternal II são de três anos até os quatro completos até Março.
São duas funcionárias para cada sala de maternal, de manha e de tarde, já no berçário são três. Mas essas funcionárias precisam ter cursado pedagogia ou estarem cursando, que é o caso das estagiárias.
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Gercília Santos, sob a supervisão da docente Flávia Arenales


Nenhum comentário:

Postar um comentário