segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mães de primeira viagem exageram nos cuidados


Com preocupação excessiva mulheres dizem aprender muito com o nascimento do primeiro filho

Ser mãe é um sonho de todas as mulheres. Mas, junto com ele, vem tantas dúvidas, medos e incertezas. Algumas das perguntas das mamães são relacionadas ao peso adquirido, alimentação e cuidados com o bebê.
Como a maioria das mães de primeira viagem, a funcionária pública Marisa Alves saia correndo feito louca ao ouvir o choro do recém nascido Matheus Felipe, hoje com dezesseis anos. Ele podia  estar no colo de qualquer pessoa da família, mas Marisa largava tudo e ia até o filho para ver como ele estava e se não havia algum problema. “Meu filho dependia muito de mim por isso achava natural querer protegê-lo. Com o tempo, fui vendo que essa preocupação não era tão necessária. “Hoje, ate dou risada quando vejo minha prima, mães de primeira viagem, com os mesmo cuidados”, relata.
Mas o que para Marisa já é passado, para a prima, a auxiliar de escritório Jaqueline Mizael, é um desafio. A mamãe do Nicolas conta que nas primeiras noites, parecia um zumbi, toda hora ia ver se o bebê estava respirando. ’’Ainda estou me acostumando com esse processo, nas primeiras mamadas tinha medo de não o ouvir arrotar. Então pedia para minha mãe o colocar, tinha a sensação que não ia dar conta. Hoje estou mais tranquila, mas a olhadinha corriqueira nunca deixa de dar‘’, enfatiza.
A dona de casa Eni Panato que aos 34 anos teve a última filha se sentiu como mãe de primeira viagem, já que a diferença de idade da caçula para a filha do meio é de doze anos.’’ Não imaginava engravidar nessa altura do campeonato, parece que tudo aquilo que eu havia feito com minhas duas primeiras filhas tinha ido por água a baixo com o nascimento da Franciele. Foi como se tivesse desaprendido cuidar de um neném’’, conta.
Completa Eni que várias pessoas diziam que depois dos trinta anos, a gravidez se torna arriscada. ’Esse fato me preocupava bastante, mas, depois que vi minha filha tudo mudou. Foi algo mágico, minha única dificuldade foram os banhos, demorei um pouco pra dar, mas, o resto tirei de letra porque uma vez mãe, sempre mãe’’ finaliza. 
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de jornalismo, Aline Bianca Mizael
 Disciplina: Agência de Notícias
 Supervisão: Prof. Flávia Arenales


Nenhum comentário:

Postar um comentário