sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Centro Cultural promove Inclusão na comunidade Mirantense

Adolescentes, crianças e adultos participam de vários projetos realizados pelo Centro Cultural de Mirante do Paranapanema – SP

O Centro Cultural da cidade de Mirante do Paranapanema conta com a parceria do Ministério da Cultura, Fundação da Biblioteca Nacional e da secretaria da Cultura de Mirante do Paranapanema.
Recebe aproximadamente 130 a 140 pessoas por dia, além de visitas de escolas, creches da cidade e das regiões vizinhas. Localiza-se na rua João Augusto de Almeida, número 1.227. Foi instalado em janeiro deste ano e conta com atendimento das 8 horas até as 22 horas. Visa à inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos na sociedade. Oferece reforço escolar e entretenimento aos pequenos.
Segundo a funcionária Laise Góis, 22 anos, a Prefeitura Municipal de Mirante possui uma portaria exclusiva da Secretaria da Cultura que disponibiliza verba somente para as manifestações culturais, como o Centro Cultural, o tradicional Mirante Folia e outros. “A prefeitura é responsável por pagar funcionários, voluntários, aluguel do Centro, energia e água. O governo do estado ajuda com doações de livros, computadores, aparelhos de jogos eletrônicos e outros. Trabalhamos numa equipe de sete funcionárias que revezam nos horários de expediente. Essa equipe é composta por auxiliares administrativa e de limpeza, duas professoras readaptadoras e três auxiliares de biblioteca. Contamos ainda com a ajuda de uma voluntária da Uniesp com bolsa de 50%” explica.
Góis detalha que fazem preparativos para datas comemorativas com os frequentadores. "Enfeitamos o local conforme a ocasião, organizamos a programação dos projetos realizados como jogos lúdicos educativos, roda de leitura, pintura infantil, cantinho do bebê. A biblioteca do local conta com diversos tipos de gêneros de livros como Romance, Ecologia, Suspense e outros para empréstimo a comunidade" diz.
Laise relata que na área da informática é oferecido aos usuários o acesso gratuito pelo tele centro. No lado externo do Centro Cultural, temos um espaço ambiental com discussões sobre a natureza e para se divertirem, uma cama elástica. Fazemos de tudo para socializar as crianças que chegam aqui com problemas familiares.
O usuário Victor Hugo Sossai, 10 anos, afirma que o Centro Cultural faz parte de sua vida. “Gosto daqui, porque tem diversão o tempo todo” expõe.
A voluntária do Centro Cultural Geise Pereira, 28 anos, estudante do 5º termo de Direito na Faculdade UNIESP de Presidente Prudente, explana que não teria condições de continuar a faculdade se não fosse pela bolsa de 50%. “Não é fácil pagar um curso integral quando se tem muitas despesas. Com o trabalho voluntário no centro, conseguirei me formar em uma Faculdade como a UNIESP, reconhecido recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4", fala.
Matéria produzida pelo aluno Elias Gonçalves da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário