quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Consumo

Gastos de fim de ano preocupam consumidores

O planejamento antes de sair às compras evita o não endividamento

Por Diego Felippe

Com o final de ano chegando, muitos consumidores se preparam para a hora mais aguardada: as compras de fim de ano, quando recebem o 13º salário. Isso possibilita a ampliação do poder de compra. Propagandas e a garantia de preços baixos, aumentam a demanda de consumidores e os levam as áreas centrais. Especialistas garantem, porém, que a compra à vista nem sempre significa economia.
De acordo com o professor do curso de Administração da Fapepe, Gustavo Musardo, o consumidor deve levar em consideração o que é realmente necessário, desprezando a compra por impulso. “Antes de irem às compras, o planejamento deve ser feito em casa, evitando a influência do imediatismo”, expõe.
Para a estudante do quarto termo de Enfermagem Laís Resende, as promoções são o principal fator que contribui para que ela saia às compras. E ela considera a pesquisa de preço um dos fatores importantes na decisão final.
O aluno do segundo termo de Sistemas de Informação Willian Santos Duarte, diz que a época é marcada por presentes dados à família. Ele diz, porém, que os juros acrescentados não oferecem economia. A estudante do segundo termo de enfermagem Aparecida Costa, explica que a opção de pagamento a prazo é favorável, mas afirma que é preciso planejar no decorrer dos meses para evitar as dívidas.

Orçamento controlado

De acordo com a psicóloga Joselene Alvim, o aconselhável para não ultrapassar o orçamento familiar, é se programar, priorizando as necessidades. “Há várias formas de agradar o outro, e isso não significa presentear, tampouco com presentes caros. Isso vai comprometer o orçamento com as contas de início de ano, como o IPVA, IPTU, matrículas escolares, e outros”, aponta.

Foto: Diego Felippe

Consumidores procuram economizar nas compras de fim de ano



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