quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Conscientização

Movimento Novembro Azul é aderido em Prudente

Associação de Apoio ao Portador de Câncer é responsável pela iniciativa no município

Por Guilherme Santana

No mês passado o mundo ‘viveu’ o Outubro Rosa. O movimento, voltado as mulheres, tem o objetivo de conscientizar sobre a luta contra o câncer de mama. Já neste mês lembra-se o Novembro Azul. A iniciativa, que tem como slogan ‘Um toque pela vida, um drible no preconceito’, visa alertar os homens sobre o combate ao câncer de próstata.
Embora ainda pouco conhecido, em Presidente Prudente o movimento é realizado pela Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC). Já nesta quarta-feira (13/11), o órgão convidou o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ para aderir a iniciativa.
De acordo com o presidente da associação, Floriano Ieio, a intenção ao implantar o movimento em Prudente é trabalhar a prevenção e a conscientização sobre o câncer de próstata no município, uma vez que, segundo ele, o público masculino não procura por atendimento na área da saúde para evitar doenças, mas sim quando já está afetado por alguma patologia.
Ele conta também que a intenção é mostrar a importância da realização do exame preventivo de próstata a partir dos 45 anos. “Queremos quebrar o tabu do preconceito em relação ao exame através da orientação, já que é uma análise clínica que detecta precocemente o câncer de próstata”, pontua.
Conforme o presidente da AAPC, o Outubro Rosa e o Novembro Azul não são dois movimentos distintos. O último é continuidade do primeiro, já que o trabalho também é de prevenção a um tipo de câncer. “Este é o primeiro ano da iniciativa em Prudente. Entretanto, a ação deve ter continuidade, pois precisamos orientar sobre a importância do exame para detectar o câncer ainda em estágio inicial”, conclui.


Novembro Azul 

Assim como disse o presidente da AAPC, o site do movimento vem a confirmar o fato de que os homens não procurarem um atendimento de modo a prevenir doenças. No campo para conhecer a campanha, o texto institucional é o seguinte: “Preconceito, falta de informação, ideias equivocadas… Estas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. O assunto é delicado, todos sabemos. Por isso, surgiu a ideia de desenvolver uma Campanha especialmente voltada ao esclarecimento do tema e quebra de paradigmas, para mudar de vez o cenário nacional, que traz números cada vez mais alarmantes sobre o Câncer de Próstata”.

Foto cedida: Olímpio Moura

                                                  Prefeito prudentino vestiu a camisa da campanha a convite da entidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário