quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Jovens estão desmotivados a votar nas próximas eleições

Brasileiros entre 16 e 17 anos, acreditam que o voto não é um direito, mas sim, uma grande responsabilidade
Todo cidadão brasileiro maior de 16 anos tem direito ao voto. Fato este, que não será exercido pela maioria dos jovens nesta idade, por acharem que este ato não fará diferença na realidade política atual.
O voto é a maior ação de cidadania que se pode exercer, através dele se decide o futuro do país, e quem o representará. Uma responsabilidade e poder, que a nova geração brasileira demonstra não compreender, ou melhor, não acreditar na nova face política brasileira. Como a estudante de 16 anos, Lavínia de Oliveira diz que o voto não é apenas um direito, mas sim, uma grande responsabilidade. “Não tenho vontade alguma de votar, aos 16 anos, vou espera ser obrigatório, sei que já tenho este direito, mas não quero praticá-lo sou muito nova pra criar tal responsabilidade ou decidir o futuro do Brasil. Meu voto não fará diferença ele é apenas um entre milhões”, declara Lavínia.
Segundo o vereador Heitor Leme (PV) da cidade de Santo Anastácio, a importância de um jovem entre 16 e 17 anos votar, é a mesma em comparação a de um cidadão maior de 18 anos. “Quando jovens tomam consciência de que o voto é importante e decide tirar o titulo de eleitor e assim votar, se engajará e mostra interesse sobre as decisões tomadas em seu município, estado ou país.” Heitor declara ainda que um modo de incentivar esta nova geração é ensiná-los a não olhar a política apenas pelo lado negativo, e incentivar a participar de audiências públicas. “O modo mais fácil de julgar e acompanhar o seu representante é cobrar, estar ciente dos atos que ele pratica, por isso é importante que participem destas audiências. Lá vão poder ver na prática como funciona o regimento das comissões, como a de política do meio ambiente, em que faço parte“, afirmou Heitor.
Em cada 10 jovens entre 16 e 17 anos, dois votam ou pretendem votar, assim como a estudante Ane Heloisa, de 16 anos. Diz que lamenta não poder votar nas próximas eleições no dia 05 de outubro deste ano, devido ao fato de ter perdido o prazo para tirar o titulo. “Não estou contente com a realidade de nosso país, por isso pretendo votar logo, ao contrário de muitos de minha idade, acredito que um voto pode sim fazer toda a diferença”, disse Ane.
Segundo a estudante de 17 anos Mariana Morais, apesar de serem poucos os que estão motivados a votar, é de suma importância que tenham consciência que é direito de todo cidadão. O voto é essencial, pois somente com ele, se pode escolher quem irá lhes representar e tomar conta de nosso país, estado ou cidade. “Hoje com meu título de eleitor em mãos, posso dizer que, enfim, sou uma cidadã brasileira”.
Matéria produzida pela aluna  do 6º termo de Jornalismo, Jaqueline Frederick , sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário