quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vacinação contra pólio imuniza 411 crianças em Iepê


Crianças de zero a cinco anos tomaram a segunda dose da vacina no último sábado


Com cobertura de mais de 80% do público alvo, a Vigilância Epidemiológica de Iepê faz um balanço positivo do ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a poliomielite, realizado sábado, 13 de agosto, das 8 às 17 horas, nas duas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do município.
De acordo com a coordenadora da Vigilância, Sílvia Cristiane Montóia, a meta era vacinar 67% das crianças entre zero a cinco anos incompletos. No entanto a campanha superou as expectativas, e 411 crianças, das 513, passaram pelas unidades de saúde para tomarem a segunda dose da vacina.
A coordenadora diz ainda, que o estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988, e fala sobre a importância da vacina. “O vírus da poliomielite ainda circula em países da África e Ásia, por isso, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas todos os anos”, ressalta.Até sexta-feira, 19, são aguardadas as 102 crianças que ainda não receberam as doses. “O atendimento ocorre durante o expediente normal dos PSFs, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, onde também é possível atualizar a carteira de vacinação”, adianta Sílvia


Prudente prorroga vacina

De acordo com a assessoria de imprensa, da prefeitura de Presidente Prudente, no município, foram imunizadas 10.246 crianças menores de cinco anos. Esse total equivale a 79,82% do público-alvo que é de 12.836 prudentinos. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Vânia Maria Alves da Silva, embora o município não tenha atingido a meta, o índice de imunização foi bom, porque foram vacinadas quase 80% de crianças em único dia. “Claro que a gente gostaria que fossem vacinados 95% pelo menos, mas nem todos os pais corresponderam ao chamado”, expõe.
Para atingir a meta mínima de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, prorroga até sexta-feira, dia 19, a segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil. Os pais que ainda não levaram seus filhos para se imunizarem contra a doença, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de suas residências e que dispõem de sala de vacinação, no horário normal de atendimento, das 7 às 17 horas.

No Estado


Em todo o Estado, segundo o site oficial da Secretaria de Estado da Saúde, o primeiro balanço apontou que somente no sábado foram imunizadas 1,8 milhão de crianças menores de cinco anos, “o que representa cobertura de 64,7% do total”. A meta da secretaria é imunizar até sexta-feira 2,83 milhões de crianças, o que corresponde a 95% do total de 2,98 milhões de paulistas nessa faixa etária.

Matéria produzida pelo discente Ivo Capeloti

Nenhum comentário:

Postar um comentário