terça-feira, 7 de junho de 2011

Cresce número de assaltos em agências bancárias de Prudente



Instituições Bancárias aumentam a vigilância para garantir mais segurança aos clientes



Não é de hoje que agências bancárias tem sido alvo de assaltantes. O assunto tem preocupado muito gerentes, seguranças e clientes, pois tem crescido o número de ocorrências.

Por esse motivo, alguns bancos tem centralizado os serviços à uma só agência após o horário do expediente. Outros tem aumentado o número de guardas/vigilantes nos postos, e o uso de câmeras se intensificou. De acordo com o vigilante, com 18 anos de profissão, Carlos Luis da Silva, o Carlinhos, debate sobre o assunto na entrevista abaixo.
Cris: Como é feita a segurança bancária nos dias de hoje?

Carlinhos: No meu local de trabalho, temos a Porta Giratória Detector de Metais (PGDM), onde já ali é feita uma abordagem sobre os clientes quando entram. Quando a porta detecta algum objeto de metal, pedimos para retornar, colocar o objeto no local indicado e adentrar novamente na agência. Aumentamos também o número de vigilantes, a pedido da Polícia Federal, ao invés de dois, agora são quatro, o que proporciona uma maior segurança aos nossos clientes.
Cris: Há diferenças entre uma agência e outra nas normas de segurança?
Carlinhos: Não, porque o curso de reciclagem realizados nas Academias de Segurança é o mesmo aplicado pra todos vigilantes, e os cursos também são fiscalizados pela Polícia Federal.
Cris: O que deve ser feito para melhorar a segurança dos bancos, e consequentemente, dos clientes?
Carlinhos: Além da porta giratória, temos o circuito interno de segurança, com o uso de câmeras. Mas, em dias de “pico” e em horários de maior movimento, deveria ter uma ronda policial nas agências bancárias, pois lá fora o cliente se encontra desprotegido.
Cris: Dentro do seu estabelecimento de trabalho, como é o nível de segurança?
Carlinhos: É eficiente, pois além de termos todos esses instrumentos que inibem a ação dos marginais, contamos com quatro vigilantes para proporcionar uma maior segurança interna aos clientes. O banco também possui vigilância 24 horas, pois temos uma Regional de Segurança específica pra nossa região. No caso do cliente se sentir ameaçado em casa, por meio de ligações telefônicas ou uso de internet, claro, relacionado ao banco, temos um 0800 para o cliente ligar e contar com o apoio e segurança do banco mesmo quando está fora dele.

A cliente Jandira L. G. de Oliveira, frequentadora de agências bancárias, que vai nos dizer, de acordo com o seu ponto de vista, como ela se sente, em relação à segurança nos bancos.

Cris: Que técnicas você usa para se precaver de assaltos?
Jandira: Ando atenta em relação a minha bolsa e outros pertences, sempre próximos ao corpo. Mantenho minha bolsa fechada e carrego somente o essencial.
Cris: Você acredita que os equipamentos de segurança são suficientes para evitar assaltos?

Jandira: Sim, até mesmo porque não tem ocorrência de assaltos na agência que eu mais utilizo.
Para finalizar, temos algumas dicas dos vigilantes, para garantir maior segurança aos clientes: “Não contar dinheiro na calçada e se perceber que é observado ou seguido, avise a segurança do banco”, afirmam eles.

Matéria produzida pela aluna do 5º termo, Crislaine Marçal


Nenhum comentário:

Postar um comentário