Gastos de fim de ano preocupam consumidores
O planejamento antes de sair
às compras evita o não endividamento
Por Diego Felippe
Com
o final de ano chegando, muitos consumidores se preparam para a hora mais
aguardada: as compras de fim de ano, quando recebem o 13º salário. Isso possibilita a ampliação do poder de compra. Propagandas e a garantia de
preços baixos, aumentam a demanda de consumidores e os levam as
áreas centrais. Especialistas garantem, porém, que a compra à vista nem sempre significa economia.
De
acordo com o professor do curso de Administração da Fapepe, Gustavo Musardo, o
consumidor deve levar em consideração o que é realmente necessário, desprezando
a compra por impulso. “Antes de irem às compras, o planejamento deve ser feito
em casa, evitando a influência do imediatismo”, expõe.
Para
a estudante do quarto termo de Enfermagem Laís Resende, as promoções são o
principal fator que contribui para que ela saia às compras. E ela considera a pesquisa de preço um dos
fatores importantes na decisão final.
O aluno do segundo termo de Sistemas de Informação Willian Santos Duarte, diz que a época é marcada por presentes dados à família. Ele diz, porém, que os juros acrescentados não oferecem economia. A estudante do segundo termo de enfermagem Aparecida Costa, explica que a opção de
pagamento a prazo é favorável, mas afirma que é preciso planejar no decorrer dos meses para evitar as dívidas.
Orçamento controlado
De
acordo com a psicóloga Joselene Alvim, o aconselhável para não ultrapassar o
orçamento familiar, é se programar, priorizando as necessidades. “Há várias
formas de agradar o outro, e isso não significa presentear, tampouco com
presentes caros. Isso vai comprometer o orçamento com as contas de início
de ano, como o IPVA, IPTU, matrículas escolares, e outros”, aponta.
Foto: Diego Felippe
Consumidores procuram economizar nas compras de fim de ano
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