quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mobilização

Campanha Fique Sabendo chega a sexta edição

A meta da campanha é testar pessoas que nunca realizaram o exame
Por Lilian Siqueira

A Campanha Fique Sabendo, é uma mobilização Mundial de incentivo ao teste de Aids e tem como objetivo, conscientizar a população sobre a importância da realização do exame e ampliar o acesso à população mais vulnerável. A meta é testar pessoas que nunca realizaram o exame. Muita gente pensa que só a população de risco deve fazer o teste.
O estudante Diego Felipe dos Santos afirma que já realizou o teste, mas não porque quis: " foram fazer o teste na empresa onde trabalho, todos os funcionários realizaram", expõe.
Já a estudante Liliane Assumpção dos Santos nunca realizou um teste.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Regente Feijó Fabiana Morceli, até o ano de 2015 toda população deverá fazer o teste pelo menos uma vez. Ela afirma que a cada 200 exames convencionais realizados, um é reagente (ou seja, positivo.)
Testes rápidos e exames convencionais serão realizados durante a campanha que começa no dia 25/11 e termina no dia 01/12, Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
Em Regente Feijó, por exemplo, serão oferecidos 50 testes rápidos, realizados por um profissional treinado e capacitado especialmente para isso. ''São oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis a nível ambulatorial todos os dias nas unidades de saúde'', afirma Fabiana.
Podem realizar o exame, pessoas a partir de 12 anos de idade, mesmo sem a presença de um responsável ''somos amparados pelo estatuto da criança e do adolescente'', conclui.

Laço vermelho como símbolo da Aids 

Durante a Campanha Fique Sabendo, funcionários da saúde e outras áreas, empresas e entidades, usam o ''laço vermelho''. O mesmo é visto como símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a Aids. O projeto, foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova York, queria homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids.

Imagens: reprodução






Nenhum comentário:

Postar um comentário