sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Trabalho autônomo motiva população a deixar CLT

Fazer o próprio horário e planejar os ganhos são algumas das vantagens do profissional liberal

  O número de pessoas que atualmente trabalham como autônomas cresce a cada dia. As vantagens do profissional liberal são inúmeras, dentre elas, ser o próprio patrão, controlar o horário de trabalho e aumentar as possibilidades de ganho.
  É o caso da podóloga, Kesia Pessoa 41 anos, que trabalha em casa, faz o próprio horário e salário. Mesmo com as vantagens que tem o profissional com carteira assinada, como salário fixo, férias, fgts, 13º salário, diz preferir ter liberdade para fazer o horário e ter uma renda maior.“Não trabalharia com carteira assinada, porque tenho a possibilidade de ganhar muito mais,” relata a podóloga.
  A atendente de identificação, Taína Mello 21 anos, não trocaria os benefícios que têm com a carteira assinada, pela instabilidade de quem trabalha por conta própria. “O registro me dá maior estabilidade e segurança financeira,” diz a atendente.
  Segundo o economista Valério Zago Marassi, as vantagens do profissional liberal são fazer o horário e não ter patrão a quem cumprir ordens, porém há riscos de não conseguir levantar a renda necessária mensalmente. No caso do profissional com carteira assinada, a maior vantagem segundo o economista, é que o salário estará certo no final do mês. A desvantagem do profissional com carteira registrada é a questão do horário, ter metas, ter patrão. “Independente de ter a  carteira assinada ou não, o que faz a pessoa se destacar é o diferencial e a capacitação”, afirma o economista.
 Matéria produzida pela aluna  do 6º termo de Jornalismo, Cristineide Almeida, sob a supervisão da docente Flávia Arenales

Nenhum comentário:

Postar um comentário