segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Celulares ameaçam a tranquilidade em sala de aula


Telefone tira atenção dos alunos e irrita professores
Desde que entraram no mercado, a utilização de aparelhos celulares vem crescendo. Os modelos são variados, coloridos e cheio de tecnologia. Se antes o uso do aparelho era restrito apenas aos adultos que o utilizavam como forma de segurança e controle, hoje é possível ver que cada vez mais crianças e adolescentes tem utilizado. O grande problema é que o aparelho atrapalha as aulas e distrai os alunos.
Segundo o diretor da escola E. E nove de julho Roberto Zarzur, a maioria das escolas e faculdades proíbe o uso do aparelho celular dentro das salas de aula. ”A justificativa é que os alunos deixam de prestar atenção nas aulas e em algumas vezes, ate tumultuam, pois muitos colocam as campainhas com musicas altas”.
Para a Professora Maria Luiza, a utilização do celular prejudica muito o desempenho do aluno em sala. “Eles não utilizam o aparelho apenas para tirar dúvidas em relação à matéria. Enviam SMS, ouvem musicas, pesquisam sobre assuntos que não estão relacionados com a aula. Penso que deveria haver um consenso sobre isso, pois, em um mundo tão informatizado como o nosso, a tecnologia tem ganhado muito espaço no meio da juventude, e sempre será bem-vinda, é claro desde que nenhum lado saia prejudicado”, informa.
“Passo horas e horas com meu celular na mão, conversando com vários amigos ao mesmo tempo e isso até mesmo dentro da sala de aula”, conta a estudante de Direito, Fernanda Batista. “Quando a aula está interessante presto atenção, mas quando acho entediante, uso o celular”, fala.
’’Algumas vezes a professora chama minha atenção, mas sempre dou um jeitinho e digo que estou atenta sim. “Confesso que é muito difícil manter o foco na matéria quando estou com o meu celular ligado”, diz a estudante.
“Várias são as opiniões, se por um lado é algo que distrai e atrapalha as aulas, por outro, é necessário, pois é preciso evoluir junto com a tecnologia, até porque não é possível viver sem ela ultimamente” relata a estudante Ana Cardoso.
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de jornalismo, Aline Bianca Mizael
 Disciplina: Jornalismo Impresso II
 Supervisão: Prof. Flávia Arenales


Nenhum comentário:

Postar um comentário