segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conheça os sintomas e Tratamento da Sífilis




Doença Infecciosa

A Drª Lucélia da Costa Silva explica que Sífilis é uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum. Evolui lentamente em três estágios, caracterizada por lesões da pele e mucosas. Pode ser transmitida por contato sexual, configurando-se assim como uma Doença Sexualmente Transmissíveis (DST’s), e mais raramente por contaminação feto-placentária. O Treponema pallidum é uma bactéria com forma de espiral (em média dá 10 a 126 voltas) e tem cerca de 54 micrómetros de comprimento mas apenas 0,2 micrómetros de astro altura. Corre ao longo do eixo longotominal, tipo "sacolas". A sífilis também é conhecida como lues (palavra latina que significa praga), cancro duro, avariose, doença-do-mundo, mal-de-franga, mal-de-nápoles, mal-de-santa-eufêmia e pudendagra, entre outros. A transmissão quase sempre é através do contato sexual, porém pode ser transmitida também da mãe para o feto. Neste caso dá-se o nome de sífilis congénita. A bactéria é móvel e invade a submucosa por micro rupturas invisíveis na mucosa. Afeta unicamente o ser humano. Há cerca de 30 casos por 100.000 habitantes por ano nos EUA e Europa. Os sinais e sintomas de sífilis são vários, dependendo do estágio em que se encontra.
Nos Estados Unidos, são informados aproximadamente 36.000 casos de sífilis por ano, e o número atual é presumivelmente mais alto. Seis em cada dez casos informados acontecem em homens.
Se não tratada adequadamente, a sífilis pode causar sérios danos ao sistema nervoso central (SNC) e ao coração. A sífilis sem tratamento pode ser fatal. Se o paciente suspeitar de uma infecção pela doença ou descobre que o parceiro sexual teve ou poderia ter tido sífilis, é muito importante que ele procure um médico o mais cedo possível. Identificar o contágio primário da Sífilis é fundamental para o bom prognóstico da doença. Se após 10 a 90 dias de uma relação sexual, surgir espontaneamente uma ferida firme e dura na boca, no pênis, na vagina ou no reto, procure um médico urologista ou ginecologista como uma medida importante para a sua saúde. O cancro regride espontaneamente em período que varia de 4 a 5 semanas sem deixar cicatriz. Esse fato induz o paciente a acreditar que ele está curado, o que não é verdade. Um método muito eficaz para o autodiagnostico de Sífilis e de várias outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) é sempre estar atento à saúde e realizar testes laboratoriais rotineiros. No Brasil, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA's) permitem aos cidadãos realizar testes laboratoriais gratuitamente e receber informações e aconselhamento sobre as DSTs.laboratoriais e receber informações e aconselhamento sobre as DSTs. A Drª Lucélia comenta que a sífilis é tratável e é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível. Com a progressão para a sífilis terciária, os danos causados poderão ser irreversíveis, nomeadamente no cérebro. Explica a médica que para tratar a doença, aplicam-se duas infeções de uma só vez nas nádegas do paciente. “A penicilina G é a primeira escolha de antibiótico. O tratamento consiste tipicamente em penicilina G benzatina durante vários dias ou semanas”, conta. Indivíduos que têm reações alérgicas à penicilina (i.e., anafilaxia) podem ser tratados efetivamente com tetraciclinas por via oral. Para mais informações procure um Posto de Saúde na sua cidade e faça o teste.

Matéria produzida pela aluna Letícia Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário