terça-feira, 20 de maio de 2014

Como surgiu o feriado 1º de Maio
As curiosidades por trás desse dia
 No dia 1º de Maio de 1886, em Chicago nos Estados Unidos uma multidão fez greve geral e saiu às ruas na luta por condições melhores de trabalho. Para homenagear o significado deste dia, em 1889 foi instituído o Dia Mundial do Trabalho.
 As condições de trabalho eram desgastantes e abusivas, jornadas se estendiam até 17 horas diárias, sem descansos semanais, férias ou aposentadorias. Este tipo de trabalho era muito comum na Europa e Estados Unidos ainda no século XVIII e XIX.
Já no Brasil, a primeira comemoração pelo Dia do Trabalho foi em 1895, porém o decreto de feriado nacional só surgiu em 1925. Desde então trabalhadores usam este dia para comemorar com suas famílias as benfeitorias já conquistas e o dia de folga.
 Alguns trabalhadores viajam, se divertem, praticam hobbys, ou descansam. E há até mesmo os que trabalham como a Jornalista Priscyla Poll. “Eu funciono 24 horas por dia, para mim não tem essa de feriado ou fins de semana, pintou trabalho eu vou e não penso duas vezes” finaliza.
  Para a aluna de jornalismo, Cristineide Almeida. “O bom mesmo é saber que os guerreiros que começaram esta “marcha dos operários” não morreram em vão. Os direitos e conquistas evoluem com os anos. Muito já foi conquistado, mas, ]esta luta nunca pode parar” ressalta.
Matéria produzida pela aluna do 6º termo de Jornalismo, Vanessa Sanches, sob a supervisão da docente Flávia Arenales    


Nenhum comentário:

Postar um comentário