segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Economia

Instabilidade do dólar afeta economia em Presidente Prudente

Comércio e turismo driblam momento delicado


A vulnerabilidade da economia brasileira causada pela alta do dólar, afeta também alguns setores do comércio e indústrias de Presidente Prudente. Em nossa região, alguns setores que dependem da moeda estrangeira nas negociações, sofrem com a vulnerabilidade de mercado.
Segundo o economista e empresário Roberto Lima Santos, o momento é de cautela na hora de fazer compras e investimentos. “É necessário aguardar a estabilidade em um patamar menor, pois quando o capital volátil estrangeiro que sai do nosso país é maior do que entra, o governo precisa injetar dólar nas empresas para controlar a inflação,” explica.
A valorização da moeda norte-americana, se deu desde que o Banco Central dos Estados Unidos, reduziu o estímulo monetário do dólar para maior economia do planeta. Esse fato faz com que o dólar aumente em todo o mundo, o que gera oscilações no mercado financeiro. Para quem compra e revende importados, a situação fica ainda mais difícil, isso porque as negociações são feitas diretamente com dólar. Santos alerta: “a solução é trabalhar com os produtos em estoque para evitar prejuízos, pois o aumento é repassado para o consumidor final que é o maior prejudicado” diz.
Já outro setor da economia, como o turismo, tem que driblar este momento com muita criatividade. Para o agente de viagens Welinghton Cordeiro, “A movimentação da moeda estrangeira causa preocupação em quem planeja viajar, mas devido a grande oferta de destinos, a viagem sempre se concretiza,”afirma. Em uma viagem à Europa, normalmente as pessoas se programam seis meses antes, se fosse hoje para fazer esse planejamento, muitos desistiriam pelo quadro atual da moeda e pensariam em outras possibilidades de viagem,” relata.

                                           Foto: André Fortunato
                                                     Para Roberto Lima Santos, momento é de cautela na hora de fazer compras


Nenhum comentário:

Postar um comentário