sexta-feira, 3 de junho de 2011

Doença do Carrapato



Saiba como se previnir esse mal em animais de estimação





A doença do carrapato é uma infecção severa que atinge os cães. Conhecida cientificamente como Erliquia ou Babesia, sendo a mais comum a Erliquia canina, a incidência da doença tem aumentado significativamente no Brasil, principalmente em nossa região, pelo fato do clima ser propício para a proliferação dos carrapatos. A transmissão entre os animais se faz de um cão contaminado para um sadio por intermédio do carrapato que é o principal transmissor da doença.
Segundo o Médico Veterinário Dr. Kleber Domingues Ribas, muitos animais não apresentam sintomas no início da doença. Por isso é importante a visita periódica ao veterinário para acompanhamento e realização de exames de sangue. “A maioria das pessoas não percebem que seu cão está doente. Quando descobrem, a doença já pode estar em um estágio mais avançado e pode levar o cão a morte”, afirma o médico.
O tratamento depende da fase em que a doença for diagnosticada. Quanto mais cedo se diagnostica e se inicia o tratamento, melhores são as chances de cura, como qualquer doença. “Os sinais são: febre, perda de apetite e de peso, fraqueza muscular, sangramentos pela pele, nariz e urina, vômitos, dificuldade respiratória e ainda inchaço nas patas”, conta Ribas.
Devido à inexistência de vacina contra esta enfermidade, a prevenção é realizada por meio do tratamento dos animais doentes e do controle do transmissor da doença (o carrapato). “Para o controle dos carrapatos a melhor prevenção é o cuidado com o ambiente. Podemos encontrar hoje no mercado produtos carrapaticidas de uso no ambiente e de uso tópico que são bastante eficazes”, alerta Dr. Kleber.


Matéria produzida pela aluna do 5º termo, Adriana de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário