População prudentina já visualiza a transformação no calçadão de Prudente
Desde Maio deste ano, a população prudentina tem acompanhado a reforma no calçadão central da cidade. As ruas têm ficado mais espaçosas, o piso mais fácil de locomoção, e consequentemente as lojas ficam valorizadas esteticamente.
Sobre esse projeto da Secretaria de Obras de Prudente, o Secretário responsável pela obra, Maurício Fernandes, relatou que, “até o final do ano os prudentinos terão um calçadão mais amplo, sofisticado, como Prudente merece”.
De acordo com Maurício, o principal motivo da reforma, é “a segurança ao caminhar e a acessibilidade”, além de que, vai valorizar o centro de comércio da cidade. Em relação ao custo das obras, Fernandes diz que, “o investimento dessa reforma é de R$ 1.800.000,00, muito bem gastos”, afirma.
Para os pedestres, ainda está difícil trafegar pelo centro, “está um transtorno,
porque o fluxo de pessoas que circulam aqui é muito grande, mas vai ficar muito bom, vai embelezar nosso centro de compras”, diz o vigilante Tadeu Vieira que faz uso diário do calçadão.
Para a vendedora Gláucia dos Santos Tavares, “está um pouco tumultuado, mas como é por uma boa causa, a gente releva. Já está ficando bom; no local já fnalizado a gente consegue ver uma melhora e a tendência é aumentar o número de compras aqui no calçadão”, afirma Tavares.
Acessibilidade
A reforma no centro da cidade visa melhorar não somente a estética como também proporcionar maior segurança e acessibilidade a toda população, principalmente aos portadores de deficiências físicas e às pessoas da melhor idade. As antigas pedras portuguesas foram retiradas e deram lugar a um piso liso, mais fácil para locomoção, e com partes em piso tátil, próprio para deficientes visuais. Em relação a esse assunto, o vereador Douglas Kato, diz: “é um ganho fantástico para a cidade; permite um bom acesso a todos, e principalmente, o cadeirante vai ter mais liberdade e segurança ao andar por ali”, complementa Kato.
Sobre a inauguração do novo calçadão, o secretário responsável, Maurício Fernandes ressalta que, “o término da reforma está previsto para o final do ano, mais precisamente para Dezembro, mas antes disso os pedestres já vão poder desfrutar de um calçadão mais limpo e organizado”, menciona Fernandes.
Matéria produzida pela aluna Crislaine Marçal