segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Excursão

Alunos da Faculdade de Presidente Prudente viajam a São Paulo

Com o intuito de conhecerem obras de artistas renomados, viagem à excursão cultural desperta novos aprendizados no Centro Cultural Banco do Brasil

Por Nilton Paulo

Cada vez mais, a difusão cultural contribui para a construção de novos conhecimentos. Para alguns alunos da Fapepe, especificamente dos cursos de Comunicação Social, Letras, Pedagogia e Turismo, uma viagem cultural realizada no dia 20 de setembro na cidade de São Paulo, possibilitou ampliar o leque de conhecimentos, com a visita a uma exposição de obras renascentistas.

Os professores responsáveis Fernando Teixeira Luiz e Maicon Dias organizaram a excursão cultural, que teve como objetivo mostrar aos alunos na prática, o que é ensinado em sala. Segundo Fernando Teixeira Luiz, as grandes obras expostas, trouxeram aprendizados históricos. “Foi uma experiência única, mesmo porque não teríamos em um outro contexto a presença dessas obras aqui no Brasil. Essa viagem teve relevância e experiência bárbaras”, define.
 O docente Maicon Dias concorda com o colega. Ele explica que a exposição trouxe grandes obras de artistas que fazem parte do patrimônio artístico mundial. “Esta visita às obras dos Mestres do Renascimento foi muito gratificante, pois possibilitou várias experiências culturais, artísticas e ainda agregou novos conhecimentos ao corpo docente”, conclui.
 Na oportunidade, os discentes foram apresentados a obras de mais de trezentos anos, o que de acordo com Teixeira Luiz, trouxe um complemento a disciplina de Evolução das Artes Visuais, com obras que integravam o período renascentista. 
"Um dos quadros expostos era uma obra de Leonardo da Vinci e isso tornou a viagem muito significativa e emocionante”, ressaltou Maicon Dias.
  
Valores culturais

O patrimônio arquitetônico do Centro Cultural Banco do Brasil reuniu elementos originais de  épocas importantes, por meio de combinações harmônicas entre o design antigo e o moderno e trouxe aos alunos um grande aprendizado cultural.
O cuidado com o transporte, a segurança e o roteiro cultural, foram metas dos docentes organizadores da excursão. De acordo com o professor Maicon Dias, a qualidade da viagem oferecida aos alunos atendeu a todos os requisitos, pois proporcionou experiências novas e enriquecedoras.
O aluno Renan Rufino do curso de publicidade gostou da experiência. “Nunca estive em uma exposição e excursão como esta... foi algo único, uma mistura de vislumbre e aprendizado. Esses artistas nós tínhamos estudado em sala de aula e agora pude ver de perto a obra deles. Sem dúvida, toda viagem que fazemos aprendemos algo e esta não foi diferente”, conclui.

                            Foto cedida
                  Professores e alunos em São Paulo, durante excursão cultural promovida pela Fapepe

                                             Foto: Nilton Paulo
     O estudante de publicidade Renan Rufino, um dos participantes da excursão


Campanha

Presidente Prudente realiza a quarta edição do Movimento Outubro Rosa

Entidades e empresas voluntárias da cidade são responsáveis pela campanha que dura o mês inteiro

Por Lilian Siqueira

Um mês inteiro defendendo a saúde da mulher, especificamente na luta contra o câncer de mama: este é o propósito do Movimento Outubro Rosa. A iniciativa Mundial ganha força a cada ano. No Brasil, já está se tornando tradicional. Presidente Prudente não fica de fora e realiza este ano a quarta edição da campanha. 

Entidades e empresas voluntárias da cidade são responsáveis pela campanha, algumas delas como a Prefeitura de Presidente Prudente, Grupo Amigas do Peito, Rotary Clube, Sesc Thermas, Unimed entre outras. A Botica Magistral também está na luta contra o câncer de mama. O proprietário da farmácia, José Aparecido Novais Filho, 57, é um dos organizadores em Presidente Prudente. Ele conta que conheceu o movimento pela internet e se sensibilizou. “Achei uma idéia simples mas de grande importância”, afirma. Disse ainda que a campanha tem duas grandes intenções, que são sensibilizar e informar as pessoas, quanto a importância dos exames para detectar o diagnóstico precoce. 

O Movimento em outras cidades

Em Regente Feijó, diversas atividades estão sendo realizadas com o objetivo de conscientizar as mulheres quanto a importância da mamografia. Enfermeiros e agentes comunitários distribuíram laços cor de rosa para funcionários de creches, escolas, Prefeitura, SABESP, entre outros, para divulgar o movimento.

Durante todo o mês, os profissionais de saúde também estão realizando a coleta do exame conhecido como papanicolau em todas as unidades de saúde e PSF’s da cidade.

Fotos cedidas

               Prédio da Botica Magistral em Presidente Prudente, decorado com a cor rosa da campanha

                                 Voluntários recebem o laço rosa da campanha em Regente Feijó

                                O precursor da campanha em Prudente, José Aparecido Novais Filho

Coordenadora do curso de Enfermagem apresenta trabalhos em SC

Evento nacional reúne os maiores pesquisadores de bioética do país

Por Fernando Garrido

Entre os dias 23 e 27 de setembro, Florianópolis recebeu o X Congresso Brasileiro de Bioética. O evento foi realizado no Centro de Convenções e contou com a presença de Jaqueline Kuramoto, coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe), desde 2010. A profissional que há cerca de dez anos pesquisa e concentra estudos relacionados à essa ciência, apresentou e defendeu dois pôsteres com os seguintes temas: "A bioética e o Envelhecimento" e "Considerações da Bioética na Prescrição e Utilização de Fármacos em Gestantes", esse com participação da enfermeira Daniela Cassada. A aluna Marina Bueno e a professora do curso Eunice Maria também compareceram ao encontro e auxiliaram o desenvolvimento dos trabalhos. 

Na região de Presidente Prudente, o assunto ainda é pouco conhecido e, na visão dela, deveria ser mais explorado. Ainda, segundo a própria, a exposição dos temas é resultado de aproximadamente um ano de análises, fundamentações e muita dedicação. Com essa projeção nacional, o esforço foi reconhecido e atingiu o objetivo traçado. "Estou satisfeita pela forma como tudo aconteceu, foi maravilhoso, muito além das nossas expectativas. É uma experiência agravável e gratificante", avalia. 

O próximo congresso será realizado em Natal (RN), em 2015. A disciplina de bioética integra o curso de enfermagem, do oitavo ao décimo termos na Uniesp.

O que é Bioética?

De acordo com Jaqueline, bioética é a ciência que estuda os conflitos advindos da biotecnologia e a repercussão nos valores humanos dentro da sociedade plural. "Existe para tratar questões que envolvem dilemas clínicos como o caso da eutanásia, transfusão de sangue, homeopatia, anencefalia, entre outros. Procuramos argumentar com serenidade, embasados, muitas vezes na filosofia. Utilizamos o diálogo para que as pessoas diretamente ligadas consigam chegar a um consenso justo e decidam qual o melhor caminho a seguir. Quando lidamos com escolhas, temos que analisar o que cada religião tradicionalmente prega, as possíveis consequências e respeitar a vontade dos responsáveis, até mesmo ultrapassando a ideia inicial da medicina", ressalta.

A ciência citada estimula o ser humano a repensar seus valores individuais e coletivos. O perfil de cada pessoa é construído a partir da regionalidade, aspectos familiares, religião, hábitos, ao longo da vida. Dessa forma, quando a saúde se torna vulnerável, há um choque de interesses que fazem com que os atritos ocorram com maior frequência. Com um posicionamento ponderado as circunstâncias são menos passíveis de problemas. "Não podemos nos ater ao julgamento de valores: certo ou errado. A linha entre o que é aceitável e o que é inconcebível, atualmente, tem sido cada vez mais tênue e variável. A imposição de uma postura a ser adotada pode ser clinicamente correta mas, se o paciente recusar a recomendação, prefiro que ele tenha sua vontade respeitada", opina. Para finalizar a entrevista, a membro da Sociedade Brasileira de Bioética, faz uma pergunta: "Nós estamos vivendo hoje uma crise de valores ou existem valores e eles estão em crise?"

                                                    Foto: Fernando Garrido
                   Jaqueline Kuramoto, Marina Bueno e Eunice Maria ao lado de um dos pôsteres expostos


                                          Foto cedida
                                As participantes durante o Congresso realizado em Santa Catarina

Realização

Colação de grau da Fapepe marca início da carreira a futuros profissionais

Com a sensação de metas e objetivos alcançados, os estudantes celebram a conquista do diploma universitário e garantem a satisfação pessoal

Por Diego Felippe

Durante todo o período acadêmico, os estudantes testam as suas habilidades e competências, e aguardam ansiosos para a tão sonhada colação de grau. Os formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Direito, Letras, Design de Moda, Educação Física, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo da Faculdade de Presidente Prudente, colaram grau no dia 17 de setembro no salão de festas do Buffet Corazza, da própria cidade.
 O que para alguns alunos podem ser apenas a conclusão de uma etapa, para o formando do curso de Educação Física, José Roberto "é motivo de vitória e a conquista de um sonho."
A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Lilian Gualda foi uma das convidadas. Ela disse que o evento foi oferecido em parceria entre a Fapepe e a empresa Promover, da cidade de São José dos Campos. O coordenador do curso de Ciências Contábeis João Ricardo de Brito, que também participou da cerimônia frisou que evento faz parte de uma cerimônia formal importante: “sem o juramento e a outorga do grau, os estudantes não podem solicitar o diploma e exercer a futura profissão”.
A formanda de Publicidade e Propaganda Laise Farias Gois já havia concluído o curso no final do ano de 2012, porém não tinha realizado a colação. Para ela, cada minuto esperado valeu a pena e foi um momento especial e a sensação do cumprimento de uma etapa importante como esta.Me senti renovada, com força e coragem para lutar no mercado de trabalho, esperando em breve conquistar minha vaga de publicitária”, disse.

Organização Cerimonial – Por meio de parceria da faculdade Presidente Prudente junto à empresa Promover Formaturas e Eventos, da cidade de São José dos Campos, os formandos foram contemplados com momentos únicos e homenageados em suas futuras profissões.  
Compuseram-se a mesa acadêmica, a diretora da instituição Maria Helena de Carvalho e Silva Bueno, os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis, João Ricardo de Brito; de Administração, Márcio Correa; de Design de Moda, Joyce Ribeiro; de Direito, Nivaldo Gualda Junior.; de Educação Física, Anderson Pelegrini; de Letras, Gislene Barbosa; de Pedagogia, José Roberto dos Santos; de Sistemas de Informação e Turismo, Danilo Filitto; de Serviço Social, Lilian Andrade; e de Publicidade e Propaganda, Lilian Gualda.

A formanda de Serviço Social, Laís Novais Oliveira, conta que durante a cerimônia, os docentes foram homenageados com entregas de presentes de alunos, que simbolizavam o agradecimento do saber. “Finalizamos uma etapa, agora é o início de novos projetos e ingressar no mercado de trabalho”, conclui.

                           Fotos cedidas
                                            Docentes e autoridades compõem a mesa

                                       Parte dos formandos no salão de eventos do Buffet Corazza

                          Os formandos em momento de felicidades e vitórias